Aprenda a fazer as melhores dietas

Aprenda a fazer as melhores dietas2

Existem muitas dietas

São basicamente infinitas as dietas que existem. Algumas entram na moda por certo tempo, fazem um monte de gente emagrecer, outro monte de gente não emagrecer e aí se acabam seus 15 minutos de fama. Há aquelas dietas que existem há muito tempo e todo mundo, de tantas gerações já fez muitas vezes na vida, como a dieta da Lua, que já ganhou até piadinha (você pode comer tudo menos a lua) ou a dieta da sopa (deu sopa? Eu como).

Você já tentou quantas?

Provavelmente, muitas pessoas vão responder: todas.

Quem tem problemas com a balança já tentou de tudo… Mas infelizmente, muitas vezes, mesmo que se consiga emagrecer, os quilinhos acabam voltando…

Conhecimento

            Um dos aspectos positivos de ter no currículo tantas tentativas de emagrecimento é que você já adquiriu uma infinidade de informações sobre como emagrecer (e como não emagrecer).

Esse conhecimento todo acumulado faz com que você tenha mais chances de se sair bem na próxima dieta.

E não digo apenas os conhecimentos sobre nutrição humana e saúde. Há também o principal: o conhecimento que você adquire sobre você, sobre seu corpo, sobre o que você prefere e o que você dispensa numa dieta, um caminhão de aspectos muito relevantes na hora da escolha.

A escolha

Dentre tantas opções de dietas, métodos, médicos, receitas caseiras, dietas da moda etc, como escolher a forma mais adequada para emagrecer?

Siga sua intuição

            Você é seu melhor parâmetro para decidir como quer emagrecer. Cuidado com as escolhas que demonstram que, na verdade, você está querendo se punir pelo “pecado” de estar acima do peso. Há pessoas que afirmam que só conseguem emagrecer se estiverem sofrendo para isso. Fuja desse tipo de comportamento. Muito provavelmente sua vida não é perfeita, então, para quê escolher reduzir a zero uma das suas fontes de prazer?

Analise várias opções com base nas diretrizes que cada dieta propõe. Veja qual delas cabe no seu dia a dia. Certifique-se de que você não vai precisar sofrer excessivamente.

Quanto maior o sofrimento numa dieta, mais tentador se torna o pote de Nutella.

Aprenda a fazer as melhores dietas2
Aprenda a fazer as melhores dietas

Não precisa passar fome para emagrecer

Não mergulhe de cabeça em nenhuma dieta que proponha fome. Passar fome é uma agressão ao seu corpo, que responde, se defendendo através de um mecanismo que aumenta a produção de reservas energéticas (sim, os pneuzinhos…).

Deu dor de cabeça? Analise melhor essa dieta… Pode acontecer de você sentir dor de cabeça ao iniciar uma dieta se você não estiver ingerindo uma quantidade suficiente de água. Se a dor persistir, obedeça a seu corpo e mude de estratégia.

Ficar muito tempo sem comer para emagrecer cria uma conexão no nosso inconsciente, que passa a associar o emagrecer com a escassez… Passar fome alimenta seu autossabotador.

Não deixe de comer nada

Não exclua absolutamente nenhum grupo de alimentos da sua dieta. Na falta de carboidratos, por exemplo, o corpo não consegue absorver os outros alimentos; emagrece rapidinho porque, na verdade, a pessoa está definhando. Pergunta idiota: vale a pena morrer para emagrecer?

O ser humano é um animal onívoro, isso quer dizer que nosso organismo só pode funcionar adequadamente quando ingerimos todos os grupos de alimentos.

Garanta uma alimentação variada

 Não é muito bom para a saúde comer sempre a mesma coisa. Nós tiramos os nutrientes dos alimentos, mas nenhum alimento é completo; somente comendo de tudo podemos garantir um bom processo de emagrecimento.

Dietas que permitem que você coma só ovo ou só batata ou só alimentos amarelos ou sei lá causam traumas… Tenho amigas que não podem ouvir falar em inhame… Enjoar da dieta também é um excelente convite para o brigadeiro…

Confira os resultados

 Estando num processo de emagrecimento, suba na balança uma vez por semana para conferir como está indo sua evolução. Mas não faça da balança seu único referencial. Use as roupas, a fita métrica, o espelho e outras formas externas de ver os resultados; e mais importante: repare como está sua disposição. Só se atinge um bom resultado quando a dieta não rouba sua energia.

Foco

O foco de toda dieta deve ser garantir emagrecimento com saúde, disposição, bem-estar (sem sofrimentos) e qualidade de vida (durante e depois da dieta).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *